MISSA, NESTE SÁBADO, ABRE AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA CHEGADA DE PADRE ALBINO

Mauro Assi sexta-feira, 27 de abril de 2018

Com missa a partir das 10h00 deste sábado (28) na Igreja Matriz de São Domingos, a Fundação Padre Albino inicia a programação comemorativa dos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva.

A missa será celebrada pelo Bispo da Diocese, D. Otacílio Luziano da Silva, e terá a participação dos padres das paróquias de Catanduva e região e do coral do curso de Pedagogia da UNIFIPA, composto por 26 pessoas (13 alunos do 2º ano e 13 professores), com regência de Angélica Amêndola de Oliveira Silva e de César Augusto da Silva ao teclado.

Padre Albino foi um homem arrojado e de visão. Nasceu em 21 de setembro de 1882, na aldeia de Codeçoso, Província do Minho, em Portugal. Foi ordenado sacerdote em 1905, na cidade de Braga, mas em 1910, com a Revolução e a expulsão dos padres jesuítas do país, decidiu sair daquele país. Depois de fugir para a Espanha, Padre Albino, através do vapor “Zelândia”, embarcou para o Brasil. Em 1912, com 30 anos, desembarcou no Rio de Janeiro e em seguida passou, como padre, por Jaboticabal, Jaú e Barra Bonita.

Em 28 de abril de 1918 Padre Albino chegou a Catanduva, sem saber que se tornaria um dos personagens mais marcantes da história da história do município e de sua população.

A população está convida a participar da celebração.

Foto: Painel ao lado da Matriz convida a população a participar.