FUNDAÇÃO PROMOVE NOITE DE AGRADECIMENTOS E HOMENAGENS

Mauro Assi sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

100 Anos Padre Albino

A Fundação Padre Albino realizou neste dia 12 de dezembro, em sala do complexo esportivo Prof. Ivo Dall’Aglio da UNIFIPA, o penúltimo evento da programação comemorativa dos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva. O objetivo foi agradecer e homenagear pessoas que com sua arte, o mosaico, contribuíram com a Fundação Padre Albino para preservar esta data tão importante, assim como pessoas que, com amor, solidariedade e espírito voluntário, colaboraram para o término do Serviço de Radioterapia, que vai possibilitar a instalação do Hospital de Câncer de Catanduva.

A primeira homenagem foi feita para os mosaicistas participantes do projeto “100 anos de amor”, que formou acervo do selo comemorativo do centenário da chegada de Padre Albino, formado por peças de mosaicos, conforme modelos estabelecidos, e promoveu a interação dos artistas ao legado de Padre Albino, cumprindo o papel de preservar a memória dele e divulgar sua obra. As formas de participação, método de confecção e especificação da peça foram estabelecidas pela curadora do projeto, a mosaicista Flavia Marega Frigerio. Cada voluntário doador confeccionou seu mosaico com base nas duas imagens-modelos definidas - o busto do Padre Albino e o prédio do Hospital Padre Albino, que formam o selo comemorativo.

Vinte e oito artistas mosaicistas das cidades de Catanduva, Itumbiara/GO, Guarujá, Camboriú/SC, Chapada dos Guimarães/MT, Sorocaba e Curitiba/PR responderam ao chamamento da Fundação Padre Albino para participação no projeto. As peças feitas por Alessandra Cristina Bordoni, Aline Vianna, Ana Maria Vano, Ariovaldo de Jesus Andreoli, Bida Paulatti, Célia Regina Pavanelli Filippini, Consali Rodrigues de Souza, Elenita Helena Maia de Abreu, João Carlos Genaro, José Reinoso Ruivo, Maria Aparecida Spina Marim, Maria de Lourdes Caetano Trevisan, Maria Helena Pires Etruri, Madalena Maria Moreira de Assis, Marisa Ruiz, Paulo de Almeida Marchi, Ragli Vanessa Rotta Martins, Rosaria Setsuco Sato Uemura, Rosemeire Marcelino Garcias, Roseti Maria Alves Severino, Silvia Helena Cajuela, Sueli Lovato Ferreira, Tânia Regina Bortolozzo Menegoli, Tatiana Volochen Borges, Teresinha Aparecida Zerbini e Wilma Trazzi Salomão serão distribuídas para os Departamentos mantidos pela Fundação Padre Albino marcando, portanto, esta data tão importante para a instituição. Todos receberam certificados.

A segunda homenagem foi para os amigos do HCC. Desde 25 de fevereiro de 2016, quando lançou a campanha de captação de recursos para o Serviço de Radioterapia/HCC, a Fundação Padre Albino tem recebido apoio de pessoas anônimas e voluntários de Catanduva e região na doação de recursos ou promoção de eventos. Sem essa ajuda a Radioterapia não seria concluída. Para agradecer e reconhecer esse gesto de amor e solidariedade foi criado o certificado “Amigo do HCC”, entregue naquela noite a doadores que, na impossibilidade de homenagear a todos, representaram as centenas de pessoas que ajudaram a Fundação Padre Albino a concretizar este sonho.

Os certificados foram entregues a Aparecida de Lourdes Colombo Maiorano, Diógenes Garcia, João Claiton Fernandes Beatta (Tatinho), Maria Aparecida Vieira de Oliveira, Maria da Graça Garces Borgonovi e Voluntárias do Bem. A Fundação Padre Albino fez homenagem especial a Srª Maria da Graça Garces Borgonovi e família, que abriu as portas de sua propriedade para a realização de evento pró HCC, a Queima do Alho na cidade de Fernando Prestes, que reuniu centenas de pessoas de Catanduva e região. Ela recebeu um mosaico do selo dos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva como forma de agradecimento pelo seu trabalho em benefício do HCC.

Ao final do evento, o presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, agradeceu a presença de todos naquela noite “que marcava de forma inesquecível dois importantes eventos - nas comemorações dos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva, nossas homenagens aos mosaicistas e, dentro da campanha de captação de recursos a entrega do certificado de “Amigo do HCC” a algumas pessoas, que de uma forma ou de outra se destacaram nessa campanha. Nossa vontade é de homenagear a todos, porém, acreditamos que, através destas pessoas, todos estarão sendo homenageados”, disse.

Sobre a exposição de mosaicos, Dr. Amarante destacou que em cada trabalho “surgiu não somente o semblante sereno e firme de Padre Albino, mas também o reavivamento de sua memória pelo muito que fez por Catanduva e região. 100 anos pode ser muito ou pouco tempo, depende. Para quem só quer ver a vida passar, é muito tempo, mas para aqueles que como Padre Albino têm pressa em salvar vidas e promover o bem-estar humano, 100 anos é muito pouco. Padre Albino faz muita falta!” Por fim, agradecendo cada mosaicista concluiu: “Estas imagens com que vocês nos brindam hoje ficarão eternizadas junto com a grandiosa obra de Padre Albino. Vossa contribuição jamais será esquecida”.

Aos homenageados com o certificado “Amigo do HCC”, Dr. Amarante externou a eterna gratidão “pelo importante gesto de estender a mão àqueles que mais precisam” e adiantou que o HCC já está beneficiando milhares de pessoas da região. “Este gesto também jamais será esquecido e, tenho certeza, ser-lhes-á creditado em vossa conta quando se apresentarem diante do Pai”.

Dr. Amarante ressaltou que os dirigentes da Fundação sempre acreditaram no sucesso desse projeto, “porque sabiam que podiam contar com pessoas como vocês”. Salientou que a diretoria sabe muito bem das dificuldades que virão após a implantação do Serviço de Radioterapia, mas considerou que o passo mais importante foi a decisão de implantá-la. Agradecendo também aos doadores disse que “o sofrimento dos nossos conterrâneos falou mais alto do que o medo em abraçar um projeto tão vultoso. Temos certeza de que o nosso trabalho e a vossa imprescindível colaboração não terão sido em vão”.

Finalizando, Dr. Amarante disse que não poderia deixar de agradecer a todos os presidentes que o antecederam na Fundação Padre Albino, pois “sem o trabalho deles não teríamos chegado até aqui”. E enumerou: José Olímpio Gonçalves, Comendador Antonio Stocco, Dr. Arlindo Busnardo, Irmã Maria Celeste Fernandes, Padre Synval Januário, Dr. Theodoro Rosa Filho, Sr. Paulo Merighe, Sr. Francisco Almendros, Dr. Albino Couto, Dr. Raul Viana, Dr. Olegário Braido e Dr. Geraldo Paiva.