FPA LANÇA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA XXXI SEMANA MONSENHOR ALBINO

Alan Gazola quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Fundação Padre Albino50 anos sem Padre Albino

(Foto: Comunicação FPA)

Alunos das redes municipal e particular de ensino vão receber a revista em quadrinhos que conta a história de Padre Albino.

A Fundação Padre Albino lançou no último dia 20 de setembro a publicação “Padre Albino: de Portugal para Catanduva”, com histórias em quadrinhos sobre a vinda ao Brasil de Padre Albino Alves da Cunha e Silva, patrono da instituição e fundador de várias obras na cidade. Contendo 12 páginas ilustradas e de fácil leitura, o gibi conta seu nascimento, em 21 de setembro de 1882, em Portugal; sua chegada no Brasil, em 1912 e em Catanduva, em 1918, onde construiu a igreja matriz a Santa Casa (Hospital Padre Albino) e fundou obras que ajudaram no crescimento da cidade. A publicação ainda traz algumas histórias inusitadas vividas pelo sacerdote, como o caso de seu inseparável guarda-chuva.

Parte da programação da 31ª Semana Monsenhor Albino, que acontece até 24 de setembro, os alunos das escolas de ensino fundamental das redes municipal e particular, que estão assistindo a peça teatral sobre o sacerdote, recebem o gibi ao final de toda apresentação. “A apresentação da peça sobre Padre Albino para alunos das escolas sempre foi desejo da Fundação, impedida pela reforma do teatro municipal e a pandemia de Covid-19. Agora, graças à parceria com as secretarias de cultura e educação do município, esses jovens podem conhecer a história e o legado deixado por ele. Mais importante, ainda, foi a produção dessa história em quadrinhos, que será muito útil para divulgar Padre Albino junto a esse público”, disse Mauro Assi, assessor de imprensa da Fundação Padre Albino.

Com produção do departamento de Comunicação e Marketing da FPA e ilustração de Lucas Alves Martins, o gibi é uma livre adaptação do projeto ‘Padre Albino para crianças”, elaborado pelos alunos do curso de Pedagogia da Unifipa e tem distribuição gratuita.