100 ANOS DA CHEGADA DE PE. ALBINO: SEMANA TEM EXPOSIÇÃO DE FOTOS E ESTREIA DE PEÇA DE TEATRO

Mauro Assi terça-feira, 08 de maio de 2018

A programação dos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva tem duas atividades culturais nesta semana: abertura de exposição de fotos e a estreia da peça de teatro sobre a vida dele.

A exposição fotográfica “A vida e obra de Padre Albino”, organizada pelo Museu Padre Albino em parceria com a Prefeitura de Catanduva, através da Secretaria de Cultura, será aberta nesta quinta-feira, 10 de maio, às 20h00, na Pinacoteca Municipal João Nasser.

Com sete painéis frente e verso, a exposição reúne 123 fotos desde a chegada de Padre Albino a Catanduva até sua morte, em 1973. Entre as fotos, uma da década de 1930, por ocasião de visita a outros sacerdotes; de janeiro de 1951, logo após ser agraciado com a medalha de Honra ao Mérito pela Standard Oil Company of Brazil, em programa realizado na Rádio Tupi de São Paulo, pelas incontáveis realizações de benemerência realizadas em Catanduva e de 1971, na Casa da Criança Sinharinha Netto, quando da inauguração de seu parque infantil.

A exposição se estende até 10 de junho próximo e a entrada é gratuita. A Pinacoteca (o antigo “Castelinho”) fica na Praça da Independência, 92, Higienópolis.

Peça teatral

Na sexta-feira (10), no SESC Catanduva, acontece a estreia da peça "Padre Albino: legado para uma cidade”, texto de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues, da Cia da Casa Amarela, de Catanduva, baseado no livro “Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva – Apóstolo da Caridade”, de Monsenhor Victor Rodrigues de Assis e Pe. Synval Januário (apêndice).

A peça narra, de forma poética e delicada, a trajetória de Albino Alves da Cunha e Silva, o Monsenhor Albino, desde os primeiros tempos em Portugal até sua chegada em Catanduva, onde edificou suas obras e deixou sua marca de realizações e ações de bondade. Através de uma viagem no tempo, Monsenhor Albino relembra seus dias de moço, a missão religiosa, a luta pelos pobres e sofredores, em momentos de emoção e profundidade.

Em função da reforma do teatro municipal de Catanduva ainda não foram programadas novas apresentações do espetáculo. A Fundação Padre Albino e a Cia da Casa Amarela estão procurando locais adequados na cidade e tão logo encontrados dará sequência às apresentações.

Nome da peça: Padre Albino: legado para uma cidade.

Dramaturgia e direção: Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues

Elenco: Carlinhos Rodrigues, Drika Vieira, Cibele Sampaio, Kéka Faria e Carlos Caetano

Preparação corporal e coreografia: André Perosa

Cenografia e figurinos: Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues

Sonoplastia e iluminação: Carlinhos Rodrigues

Operação de som e luz: Jone Vieira

Técnico de gravação: Nélson Costa Júnior

Produção de vídeo: Cia da Casa Amarela

Produção executiva: Drika Vieira

Produção de arte: Carlinhos Rodrigues

Os ingressos, limitados, já podem ser retirados na Central de Atendimento do SESC Catanduva. Na foto abaixo, o cartaz da peça.