FUNDAÇÃO E PREFEITURA REALIZAM AÇÃO NO NOVA CATANDUVA

Mauro Assi segunda-feira, 25 de junho de 2018

A Prefeitura do município e a Fundação Padre Albino realizaram na manhã do dia 23 de junho, na EMEIF Profª Luzia Ap. Sestito Gradella, no “Nova Catanduva”, a atividade “Ação nos bairros: Fundação Padre Albino e Prefeitura de Catanduva comemorando os 100 anos com a população”. Contando com o apoio da direção da escola, que através de pais de alunos mobilizou os moradores do bairro, Departamentos da Fundação e secretarias do município orientaram, atenderam e ofereceram atividades esportivas e de lazer das 9h00 às 12h00.

A Ação obteve pleno sucesso. O AME Catanduva orientou sobre o não comparecimento a consultas e exames e o curso de Administração sobre orçamento doméstico. As orientações na área da saúde ficaram com os cursos de Biomedicina, com tipagem sanguínea e teste de glicemia, e Enfermagem, com aferição de pressão arterial e glicemia capilar e orientações de hábitos saudáveis para prevenção de hipertensão arterial, diabetes e obesidade, e o Padre Albino Saúde, com teste de acuidade visual e avaliação com nutricionista, além de atividades com slackline e bexigas. A Secretaria Municipal de Saúde instalou um posto de vacinação contra Influenza e a Secretaria Municipal de Assistência Social fez atendimento com equipe do CRAS.

Os cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) fizeram avaliação física de percentual de gordura, índice de massa corporal (IMC), relação cintura-quadril, flexibilidade e análise postural.

Os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos abordaram a prevenção. O “Emílio Carlos” montou uma estação de simulação das condições de um idoso com colchão para as pessoas, com andador e óculos com lentes grossas, que dificultam a visão, caminharem sobre ele, simulando a sensação de um idoso ao caminhar com dificuldade. O curso de Medicina levou a campanha Velho Amigo: apoio a idosos e oPadre Albino” orientou como cuidar de pessoas acamadas para a prevenção de feridas.

O curso de Direito informou sobre os atuais direitos LGBT e o curso de Pedagogia realizou ações com as crianças através de desenho e pintura, do livro gigante, tapete de histórias e livros infantis e música e instrumentos para atividades circulares. Em área externa da escola, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo fez pintura de rosto e escultura em balões; a Secretaria do Meio Ambiente doou 70 mudas de árvores frutíferas e outras e orientou a população com relação a descarte de lixo e preservação do meio ambiente e a Secretaria de Cultura fez oficina em feltro ou EVA.

A diretora da escola, Profª Edilene Geromel, classificou a Ação como muito significativa para o bairro. “A nossa comunidade precisa desses momentos de atenção e carinho”, disse. A próxima Ação nos bairros será no mês de agosto em local a ser definido pela Prefeitura Municipal.