FPA ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE CURTA-METRAGEM SOBRE PADRE ALBINO

Mauro Assi segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Em comemoração aos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva, a Fundação promove concurso de curta-metragem com a participação de alunos e professores da Educação Básica — Ensino Fundamental, Médio e EJA - (Educação de Jovens e Adultos) de escolas públicas. As inscrições, gratuitas, se iniciam neste dia 20 e se estendem até o dia 31 de agosto próximo.

Com o tema “Perpetuando a solidariedade”, o projeto tem por objetivo originar ações que promovam o conhecimento da vida e obra de Padre Albino, fortalecer ações de solidariedade, ampliação do voluntariado e incentivar a produção e uso deste material como ferramenta de apoio pedagógico, mantendo viva a importante história de Padre Albino para a cidade. A intenção do projeto, também, é que os trabalhos realizados pelos alunos/as não se encerrem com a elaboração do vídeo, mas que seja sistemático e contínuo.

As produções inscritas serão submetidas a julgamento, sendo premiados os melhores de cada categoria. As escolas deverão enviar apenas um curta-metragem para o concurso. Cada equipe será composta por um professor/educador responsável na supervisão de um até cinco alunos integrantes. Os filmes poderão ter no máximo três minutos de duração e deverão ser captados através de celulares ou câmeras digitais domésticas que apresentem boa qualidade de imagem e som.

A avaliação dos filmes será feita em três etapas. De início por uma comissão técnica e depois pelo júri popular. Por fim, a comissão julgadora final indica os campeões das três categorias do concurso. O primeiro lugar contemplará o aluno, professor e a escola com celular, tablet e projetor de vídeo, respectivamente. Já para o segundo e terceiro lugares o prêmio será de um celular.

O concurso tem apoio da Diretoria Regional de Ensino, que recebeu os coordenadores da Comissão dos 100 anos e da gincana, Mauro Assi e Silene Fontana, respectivamente, para divulgação em reunião com diretores de escolas de Catanduva e região. “O grande objetivo do concurso está na promoção do conhecimento da vida, obra e da memória de Padre Albino. Essa construção colaborativa entre nós educadores e a Fundação garante acessibilidade ao conhecimento histórico regional e fortalece o estímulo à leitura, escrita e utilização dos recursos tecnológicos pelos jovens”, afirma a Dirigente Regional de Ensino, Profª Luciana Bianchini Lopes Pereira.

A divulgação das produções vencedoras será no dia 04 de novembro. O regulamento completo do concurso está no site www.fundacaopadrealbino.org.br/100anos

Foto: O concurso tem por tema "Perpetuando a solidariedade"